Thursday, October 29, 2009
Negócios
Wednesday, October 28, 2009
Vacinas em refugo?
Lá teremos que voltar aos "folhetins diários do Dr. George e Dra. Jorge".
Voodoo
Monday, October 26, 2009
Medicamentos: o grande bolo III
Sunday, October 25, 2009
Swine flu IV
Thursday, October 22, 2009
O que é isto?
HIV vaccine: doubts over trial
Tuesday, October 20, 2009
Investigação em saúde
Sunday, October 18, 2009
A responsabilidade tem custos
- Os gestores já sentiam a necessidade de estar protegidos por seguradoras, tal como já acontece nas empresas privadas. Só que os custos destes seguros poderiam ser muito elevados, dados os riscos que a actividade hospitalar implica.
- O problema é que o administradores acham que devem ser os hospitais a pagar o prémio de seguro ou uma caução para efeitos de indemnização. E não eles próprios, como parece depreender-se do despacho do Governo.
- "A medida é muito importante numa altura em que cada vez mais as administrações dos hospitais são responsabilizadas em tribunal por actos praticados nas instituição que gerem e em que os utentes estão cada vez mais conscientes do seu direito de reclamar", explicou ao DN Pedro Lopes, o presidente da Associação dos Administradores Hospitalares
- são os gestores a suportar estes custos", diz Pedro Lopes, garantindo que "isso não será possível", até porque "quando os gestores foram contratados não lhes foi colocada essa questão"
- Para Adalberto Fernandes, presidente do conselho de administração do Santa Maria, o seguro "é um princípio de bom governo e responsabilidade , previsto no código das Sociedades Comerciais e que deve estender-se ao sector empresarial do Estado". Mas acrescenta que ainda não se sabe como poderá ser aplicado, até porque, alerta, os hospitais tem especificidades.
Porque é que será que cada sector tem mais especificidades do que outros? Será o sector hospitalar mais exigente do que o sector judicial? Ou será mais exigente do que o sector financeiro ou de que o sector da restauração? Umbigos...
Tanta desculpa, só porque os doentes estão a acordar para os direitos que têm. Nomeadamente, quando são mal tratados e objecto de incúria ou negligência.
Post Scriptum: o paternalismo do Senhor Secretário de Estado ajuda os Administradores Hospitalares, pois perante uma eventual penalização em Tribunal, lá teríamos a ladaínha de que estes Senhores não tinham bens pessoais para fazerem face a uma choruda indemnização.
Friday, October 16, 2009
A cotação elevada da depressão
Thursday, October 15, 2009
Memory loss woman wins £4m payout
Cristina Malcolm from Durham collapsed with a headache in 2002 but was diagnosed with a virus, and later suffered a more serious haemorrhage. The 41-year-old now needs round-the-clock care from husband Sandy.
Não se trata da Gripe A
Tuesday, October 13, 2009
Reforma da reforma oral
Monday, October 12, 2009
O caminho para a eutanásia?
Saturday, October 10, 2009
SNS em acentuada degradação IV
Friday, October 09, 2009
Tuberculose: a batalha continua
Thursday, October 08, 2009
Cocaine addiction vaccine shows early promise
Monday, October 05, 2009
Porque será?
- Os profissionais de saúde estão incluídos no primeiro grupo de risco prioritário para a vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1), mas há muitos médicos e enfermeiros renitentes em ser vacinados.
- Pilar Vicente, médica nos hospitais civis de Lisboa e dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, garante que "a maior parte" dos médicos não quer ser vacinada e que até têm sido "desaconselhados por grande parte dos colegas que trabalham na área do medicamento".
E porquê?
- A "desconfiança" dos médicos assenta no facto de a vacina ter sido concebida "à pressa" e na convicção de que "não foram corridos todos os passos e realizados todos os testes que são habituais na experimentação e na confirmação da sua segurança".
- A médica diz, inclusive, que já foram publicados em revistas médicas inglesas (cita o New England Journal of Medicine) artigos que dão conta de efeitos adversos relacionados com perturbações neurológicas e alterações do sistema nervoso periférico e central para justificar as "fortes desconfianças" da comunidade médica em relação à vacina.
Já aqui manifestamos as nossas dúvidas relativamente à seriedade desta campanha, que apesar de ser promovida pela OMS, organismo da ONU, parece não ter muito impacto em muitos países, por esse mundo fora.
Para nosso mal, parece que a gripe sazonal fará estragos bem maiores do que a Gripe suína!