Tuesday, August 25, 2009

Ministra da Gripe A

Fonte: aqui.

Com o Ministério da Saúde em auto-gestão, temos a Ministra da Gripe A. A Ministra da Saúde demitiu-se!

Isto é já um fait-divers pestilento: Depois de, na semana passada, a ministra Ana Jorge ter criticado o funcionamento da Linha Saúde 24, a empresa gestora do serviço argumenta que o contrato celebrado com o Governo não previa situação de epidemia e pede mais dinheiro.

Esta gente não tem vergonha. A Ministra abandonou o seu cargo e dedica-se ao fait-divers da época de Verão. Essa mesma Ministra, da Gripe A, que se demitiu da Saúde, há 3 meses renovou o contrato que tinha com a empresa da CGD, que gere a Linha Saúde 24. Há uma semana apareceu a dizer que a referida linha telefónica estava a atender 3.000 chamadas por dia, em vez das 10.000 chamadas contratadas. Agora, é a tal empresa da CGD (atenção, é do banco do Estado), que vem reclamar mais dinheiro!

A mentira é tão evidente, que vêm até desmentir a Ministra da Gripe A, quando dizem isto: Artur Martins, em declarações à Rádio Renascença, refutou as críticas da ministra e argumentou que o contrato celebrado com o Governo para o estabelecimento da linha "não previa uma situação de epidemia, mas apenas de funcionamento normal do sistema, pontualmente com alguns picos de situações de sazonalidade", mas não 10 ou 20 mil chamadas por dia.

Então a Ministra fala em 3.000 chamadas por dia, e o prestador de serviço fala em 10.000 ou 20.000 chamadas por dia. Quem falará verdade? Porque é que o fornecedor (a Linha Saúde 24) vem desmentir em público a Ministra (o cliente)? E o Cliente fica-se?

Contornos evidentemente pouco explicados, em relações muito difusas, para não lhe chamar outra coisa.