Friday, December 05, 2008

Concurso para Sistemas Informáticos para a saúde

A saúde não é possível de gerir sem uma grande plataforma informática. Ou se quiserem, uma mega plataforma de vários tipos de softwares, com muito hardware.

Outro aspecto: é impossível gerir informação sem constantes updates.

Dito isto, a refeição vai ser grande, sobretudo para quem vende sistemas de informação de gestão. Não tenham dúvidas. Informatizar as centenas ou mesmo milhares de unidades de saúde (se incluirmos os Centros de Saúde) vai ser obra!

Mas, é preciso ter cuidado, pois se não, vai-se repetir o "Caso Alert P1", de que aqui já fomos escrevendo.

Bem, mas parece que a Ministra da Saúde Ana Jorge foi incumbida de: Conselho de Ministros, que delegou em Ana Jorge a finalização do concurso público para criar a Rede Informática da Saúde. Coitada da Senhora Ministra! Sem qualquer preconceito, parece-nos que a Senhora Ministra é ainda da geração do "papel, da caneta e do carimbo". Gerir informação hoje, é muito complexo, e sobretudo muito caro.

Ficamos a aguardar futuras notícias disto: O Ministério da Saúde prepara-se para adjudicar por quase dez milhões de euros a informatização de todos os hospitais e centros de saúde e a sua ligação em rede.

Ou estamos perante mais uma falácia (dez milhões de euros para informatizar a saúde? só?), ou o sistema cairá que nem um castelo de cartas, pois se não:
  • "As exigências em termos de velocidade de comunicações são actualmente muito elevadas, uma vez que a generalização a todo o território nacional da utilização de sistemas de informação implica uma sobrecarga da rede incompatível com a capacidade actual".