Tuesday, August 26, 2008

Reorganização de serviços hospitalares

Em gestão, anda-se sempre em reestruturação e reorganização. O Estado já aprendeu isso com o sector privado. É impossível manter um certo imobilismo. O problema é sempre este: será que a mudança é para melhor?

Ora, vejamos qual vai ser mais esta reorganização:
  • A Alfredo da Costa, unidade-berço da maioria dos lisboetas, vai deixar de existir, transformando-se apenas num serviço de obstetrícia do futuro Hospital de Todos-os-Santos.
  • O futuro do edifício da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) é ainda incerto, mas o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, António Branco, adianta que pode vir a albergar o Ministério da Saúde e os vários serviços tutelados espalhados pela cidade.
  • Segundo os planos traçados pela tutela, em 2012, uma grávida de Lisboa terá três locais possíveis para ter filhos: Santa Maria, S. Francisco Xavier ou Todos-os-Santos (onde se vai situar a Estefânia e a MAC).
  • Mas, apesar de não estar nos planos de reorganização, a falta de médicos especialistas poderá obrigar as autoridades a encontrar entretanto uma solução de recurso. Nos próximos tempos os partos podem ter que ser concentrados em apenas duas maternidades: a MAC e Santa Maria.

Bem, vamos ver o que dizem as corporações (médicos e enfermeiros) e os doentes, a estas novas mudanças. É que mudar faz bem, mas quase ninguém gosta de mudar de hábitos!