Friday, June 20, 2008

Onde está o Prof. Correia de Campos?

Uma das coroas de glória do anterior Ministro da Saúde foi a sua "vitória" perante a Indústria farmacêutica. Ou seja, Correia de Campos fez crer a todos nós, que afinal o Estado português tinha mais força que o poderoso lobby dos Laboratórios farmacêuticos, e forçou-os ao congelamento de preço dos medicamentos.

Quando "a oferta é muita, o pobre desconfia". O Professor Correia de Campos voltou à suas aulinhas! Agora lemos esta notícia:
  • O Governo autorizou a subida de preço de 121 apresentações de medicamentos. A decisão foi tomada em Maio, a pedido dos laboratórios.
  • O secretário de Estado adjunto e da Saúde justificou os aumentos, ontem, no Parlamento, com a necessidade de manter os produtos antigos no mercado com preços desactualizados e evitar a transferência de prescrição e de utilização para medicamentos mais caros.

No entanto, o Deputado João Semedo, que por acaso é Médico, diz isto: os aumentos se registaram em cerca de 300 medicamentos, mas sublinhou que “não são medicamentos envelhecidos mas recentes”.

O Professor Correia de Campos parece que já não é Ministro! A Indústria farmacêutica continua a vender medicamentos novos e velhos. Os medicamentos velhos e novos parece que estão em descongelamento ......de preços!