Sunday, June 22, 2008

O calor mata

Há alguns anos, tivemos internados num hospital público, onde fomos objecto de uma cirurgia. Globalmente, o serviço teve "nota 13". E "nota 13" é pouco ou muito? É satisfatório.

Nesse hospital público, a estada durou três dias, mas as histórias foram muitas. A cirurgia correu bem. O apoio de enfermagem foi satisfatório. A comida era pobre. O atendimento foi razoável. As instalações eram bem más.

E porque eram más as instalações? A camarata era partilhada com cerca de 40 pessoas; havia algumas paredes de dois metros, em contraplacado, a dividir grupos de 4 a 6 doentes; havia 2 WC's para 40 pessoas; e, sobretudo, o calor apertava bem (cerca de 40º em Junho).

Será que a qualidade das instalações não é importante para avaliar a qualidade de serviço do hospital? Claro que é. Até porque, em variadas circunstâncias, as condições de serviço, muito para além do puro serviço médico, podem fazer a diferença.

Tudo isto a propósito desta notícia:
  • Nos hospitais sem ar condicionado o número de mortes aumenta em 60 por cento. A conclusão é de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), agora divulgado, que analisou os 41 hospitais do Serviço Nacional de Saúde e que vem agora provar aquilo para que os especialistas alertavam: dentro das unidades de Saúde também se morre por excesso de calor. Os doentes com mais de 65 anos e os serviços de Medicina Geral são os mais afectados.

Não somos contra os estudos, mas há estudos que seriam evitáveis, e este é um deles. Será que se os Senhores Altos Funcionários do Ministério da Saúde visitassem as várias unidades de saúde do SNS, não poderiam ver com os seus próprios olhos que as condições de habitabilidade em muitos hospitais é muito má?

Nós, com a experiência que tivemos, chegámos à conclusão que viver doente num hospital pode ser fatal. E não poderá ser só fatal pela doença. É que passámos 3 dias num hospital e jamais nos esqueceremos dessa experiência, mas recordamo-nos de pessoas que já lá estavam há meses!

Será que nos Serviços Administrativos do Ministério da Saúde haverá algum gabinete sem ar condicionado?

Post Scriptum: se não há recursos para suportar a instalação de ar condicionado nas camaratas dos hospitais, também não deverá haver recursos para suportar ar condicionado nos Gabinetes administrativos!