Tuesday, May 06, 2008

Mais vale tarde do que nunca

A "Justiça" em Portugal é lenta. A "Justiça" em Portugal é cara. Assim, a "Justiça" em Portugal terá a tendência inevitável de ser injusta!

Vejamos este caso, que no mínimo causa alguma urticária:
  • O caso prende-se com um erro médico num parto ocorrido no Hospital de São Marcos em Fevereiro de 1993, que motivou lesões diversas ao então nascituro.
  • O tribunal concluiu que o parto deveria ter sido realizado por cesariana e não natural, dado que o bebé se apresentava na posição de pés, o que colocava, à partida, vários riscos para a sua saúde.
  • Após o nascimento, a criança ficou com paralisia cerebral e foi "afectada de parésia à esquerda (com lesão do membro superior esquerdo e diafragmática), sofrendo, ainda, de graves dificuldades respiratórias".
  • Tem, também, infecções frequentes das vias respiratórias, com febres e muita tosse, tendo tido uma pneumonia em tenra idade.
  • O Supremo Tribunal Administrativo (STA) confirmou a condenação do Hospital de São Marcos, em Braga, obrigando-o a indemnizar uma família de Vila Verde por erro médico num parto que, há 14 anos, deixou incapacidade parcial e permanente numa criança.

Depois de tantos anos de injustiça, ainda há quem queira que ela perdure: O advogado Artur Marques, que defende o Hospital de São Marcos, recorreu para o Tribunal Central, argumentando que a unidade de saúde " discorda da fixação das indemnizações e da conclusão de que houve erro médico".

Há pessoas que deveriam sentir na pele aquilo que desumanamente recusam para os outros.

Post Scriptum: Estamos em 2008!