Tuesday, April 22, 2008

Hospital dos Lusíadas

A saúde tornou-se apetecível. O investimento em saúde disparou. Só há uma coisa que nos deixa na dúvida: será que os grandes operadores de saúde realizam grandes lucros? Temos dúvidas.

O Grupo Caixa Geral de Depósitos abriu, através da sua participada HPP, o seu maior hospital: O Hospital dos Lusíadas já está a funcionar a meio-gás (apenas com ortopedia) desde meados de Fevereiro, mas a inauguração, com todos os serviços a 100%, será a 19 de Maio.

Vejamos alguns números sobre a nova unidade de saúde:
  • A HPP – Hospitais Privados de Portugal vai inaugurar o Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, a 19 de Maio, depois de um investimento que ascendeu a 85 milhões de euros e que a administração da empresa do grupo Caixa Geral de Depósitos espera rentabilizar em seis a oito anos.
  • A nova unidade da HPP (controlada a 75% pela Caixa Seguros e a 25% pela USP Hospitales) tem capacidade para fazer 20 mil cirurgias por ano, tendo um perfil assistencial generalista: o hospital terá obstetrícia, ginecologia e pediatria, área cardiovascular, oncologia, ortopedia e traumatologia, oftalmologia e serviço de urgências.
  • António Maldonado Gonelha lembrou ainda que os dois principais investimentos recentes da HPP, Lusíadas e Hospital da Boavista, representam um investimento conjunto de 150 milhões de euros, que elevará a oferta do grupo de 230 para 610 camas.
  • Esta unidade contará com 220 médicos e 94 enfermeiros, recrutados maioritariamente no sector público. A HPP espera para este hospital uma facturação de 100 milhões de euros anuais, algo que deverá ser atingido daqui a seis anos.

Boa sorte, para mais este investimento em saúde.