Wednesday, April 23, 2008

Será que para ver é necessário ir a Cuba?

A Cuba de Fidel de Castro é um Regime pouco admirável, por várias razões, das quais se destaca a falta de liberdade dos seus cidadãos. Contudo, parece que "El Comandante" criou boas bases de educação e de saúde, sobretudo tendo em conta os seus fracos recursos económicos. Parece que Cuba é agora destino dos portugueses que necessitam de uma cirurgia aos olhos.

Para além daqueles exemplos que vêm aparecendo na comunicação social, mais um se lhe junta:
  • São cerca de 30 mil euros que a Câmara de Santarém está disposta a pagar aos Serviços Médicos Cubanos, por intervenções cirúrgicas a doentes oftalmológicos do concelho. O protocolo estabelecido ontem, entre o município e uma representante do Governo cubano, destina-se somente a idosos e munícipes carenciados do concelho.

O Bastonário da Ordem dos Médicos não gosta da decisão da Câmara de Santarém:

  • Porém, em declarações ao JN, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Pedro Nunes, não só questionou os efeitos e os métodos clínicos que serão usados pelos congéneres cubanos, como classificou a decisão escalabitana de "bizarra e miserável".
  • "Acho bizarro que uma Câmara gaste o dinheiro do erário público desta forma, porque os doentes não devem ser usados como armas da máquina eleitoral autárquica e pela força de propaganda", disse Pedro Nunes, da OM. "Portugal não está num estado catastrófico para que se tenha de recorrer a Cuba. Pelo menos que o fizessem com países da União Europeia", acrescentou.

Portugal ainda não está num estado catastrófico, mas pode caminhar para lá, se entretanto o rumo das coisas não se inverter.