Tuesday, April 22, 2008

Herbalife: será um suplemento?

Fonte: aqui.

A saúde pública será um tema cada vez mais complexo, quer porque a origem dos problemas de saúde têm cada vez causas mais diversas, quer porque as pessoas se preocupam mais com tudo o que tem impactos na sua qualidade de vida.

Há umas semanas, a Depuralina foi um tema muito mediatizado, após terem sido detectados em Portugal, alguns casos que podem reflectir efeitos adversos a quem tomou o produto. Agora, em Espanha, a situação de reacções adversas na consequência da ingestão do produto dá-se com o Herbalife. Vejamos aqui:
  • Em Espanha, as autoridades sanitárias desaconselharam o consumo (de Herbalife) na sequência de nove casos de toxicidade hepática que se suspeita estarem associados a estes suplementos.
  • Portugal não tem registo de qualquer reacção adversa provocada pelos produtos Herbalife, apurou o JN junto da subdirectora-geral da Saúde.
  • O Ministério da Saúde de Espanha aguarda os resultados de mais análises para decidir se é necessário encetar outras medidas, além da recomendação de precaução aos consumidores. Em comunicado, refere que há registo de pelo menos nove casos de suspeita de reacções adversas aos produtos da marca Herbalife, ocorridos entre 2003 e 2007.

Não temos nada contra a comercialização de produtos que satisfaçam as pessoas. Contudo, parece-nos que produtos como a Depuralina ou o Herbalife deveriam ser considerados como algo mais do que suplementos alimentares. É que a venda de alimentos também deve ser controlada, embora deva carecer de um controlo de eficiência menor do que produtos similares a medicamentos.

A discussão sobre aquilo que comemos e bebemos vai aumentar inexoravelmente no futuro, atendendo aos impactos que a pouco e pouco vamos detectando. A discussão sobre a anorexia e a obesidade só agora está a começar, e neste ambito é importante avaliar se os consumidores são ou não informados sobre os efeitos que muitos alimentos têm nas suas vidas.

Voltaremos a este assunto, mais dia menos dia!