Monday, February 11, 2008

Colecção de abortos

Somos favoráveis ao aborto, em circunstâncias muito específicas. Mas, jamais aceitaremos que o aborto seja encarado da mesma forma que uma qualquer dôr de dentes.

Lemos aqui (edição de 11 de Fevereiro de 2008), algo que nos deixa petrificados: Nos cerca de seis meses em que vigora a lei da descriminalização do aborto até às dez semanas há mulheres que já fizeram duas interrupções voluntárias da gravidez (IVG).

Mas, será que fazer um aborto, é como tirar um dente?

Aqui fala-se de falta de informação: "Achamos que as pessoas sabem tudo, que houve um referendo e as mulheres estão informadas. Mas não estão. Muitas desconhecem completamente que podem fazer uma interrupção voluntária da gravidez num estabelecimento de saúde", afirma ao DN Maria José Alves, médica da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) e da associação Médicos pela Escolha.

Apenas perguntamos, o que andam a fazer os portugueses que nem se apercebem que já existiram dois referendos sobre o aborto? O que andam a fazer as escolas em Portugal, quando as pessoas nem entendem o que se diz nos telejornais, quase diáriamente? O que andam a fazer os técnicos do Ministério da Saúde, e em particular dos Centros de Saúde?

Meu Deus, antigamente era o "obscurantismo" de Salazar! E agora, o que é?