Estranha, ou talvez não, a sucessiva descoberta de falta de condições adequadas em múltiplos hospitais do SNS (Hospital de Santa Maria, Hospital da Estefânia e Hospital de Leiria).
Mas, a saga continua: A Autoridade de Segurança Alimentar (ASAE) suspendeu hoje toda a actividade da unidade de cozinha do hospital de Abrantes.
Para nós, ficam apenas duas reflexões:
- A ASAE não estava a fazer o seu serviço até agora. Não acreditamos que a falta de higiene nas cozinhas dos hospitais, só esteja a acontecer agora, e logo em massa!
- Gostaríamos que outras entidades inspectoras fizessem também o seu trabalho, pois desconfiamos muito de que os próprios blocos operatórios, os armazéns de equipamentos e medicamentos, estejam em condições de degradação completa. Basta apenas, deslocarmo-nos a muitos dos hospitais por esse país fora.
Já tínhamos alertado, por aqui, para o permanente desinvestimento em instalações na saúde. Mas, nem por isso, deixamos de considerar meritório o esforço de contenção orçamental do Prof. Correia de Campos. Contudo, o Ministro da Saúde poupa no farelo para gastar na farinha!
Ai tanta farinha que é deperdiçada por esses hospitais fora.....