Sunday, March 30, 2014

A falácia prossegue

Há décadas que se propaga o mito de que "há falta de médicos em Portugal". Nada como fazer o benchmarking com outros países desenvolvidos, como é o caso da Finlândia, e verificar-se que este é um argumento incompetente e coxo. Isto é, Portugal tem um rácio de médicos por cem mil habitantes, muito idêntico, por exemplo, ao da Finlândia.

Contudo, a incompetência tem que ser criativa, mas nem isso acontece em Portugal. Como o poder político e administrativo não tem capacidade para colocar os médicos a trabalhar onde são necessários, como se faz com as outras profissões, então volta-se à habitual ladaínha do...."O ministro da Saúde reafirmou esta sexta-feira, em Vila Real, a escassez de médicos de medicina geral e familiar no país".

Pois, o problema é que não há falta de médicos em Lisboa, nem no Porto, nem em Coimbra. Porque será que Vila Nova de Famalicão ou Vila Real, não serão atractivos para os Senhores Drs.?

Bem prega Frei João: Questionado sobre a falta de médicos nos centros e extensões de saúde e sobre a disponibilidade demonstrada pelo autarca de Famalicão para ajudar a pagar algumas despesas, Paulo Macedo referiu que a «saúde precisa da colaboração das câmaras».