Sunday, May 20, 2012

A evidente insustentabilidade

Portugal viveu parcialmente e durante as últimas décadas, graças ao crédito internacional e aos subsídios comunitários. Apesar desse apoio constante, o país não ganhou autonomia económica e financeira. Contudo, a classe dirigente, políticos, professores universitários, empresários e afins, não quiseram ver a realidade. Acreditaram sempre, que os amigos internacionais ajudariam sempre o país.

Agora, a realidade é dura, atingindo mesmo a "creme de la creme":

  1. A Administração Regional de saúde de Lisboa está determinada em retirar 90 milhões de euros ao orçamento do Hospital de Santa Maria, um corte que o seu administrador já classificou como impossível de suportar.
  2. O cardiologista Correia da Cunha, o cirurgião Fernandes e Fernandes e o neurocirurgião Lobo Antunes estão a unir esforços numa operação complexa para salvar o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, de um golpe profundo no orçamento que, garantem os referidos especialistas, irá "amputar" também a Faculdade de Medicina e o Instituto de Medicina Molecular.
O que querem os responsáveis do Hospital de Santa Maria? Será que estes Senhores, já se deram conta de que há cerca de 20% da população portuguesa no desemprego? Será que estes Senhores, já se deram conta que a carga fiscal sobre os ainda - contribuintes é das maiores do mundo? Será que estes Senhores, já se deram conta de que o Estado cortou sucessivamente, abonos de família, rendimento mínimo, subsídios de desemprego, pensões, salários da Função Pública? Será que estes Senhores, já se deram conta de que Portugal vive dependente do financiamento externo? Querem que o Hospital de Santa Maria fique incólume?