Wednesday, April 20, 2011

Absolutely No Government

Fonte: aqui.

Nos idos de 70, Chico Buarque cantou: "O que não tem governo, nem nunca terá". Portugal é o Brasil do século XXI. Antes fosse. O Brasil parece que tem governo, e continuará a ter. Portugal não tinha médicos na década de 80. Não tinha médicos na década de 90. E aí, começou a importação de médicos de Espanha. Chegou a ter 3.000 médicos espanhóis, sobretudo mas zonas raianas, em particular do Minho e do Alentejo.

Passaram duas décadas, e o problema permanece. Tentou tapar-se buracos com médicos do Leste da Europa (que tão bem sabem falar português), dos PALOP's ou da América Latina. E a festa continua. Ainda há por aí, médicos espanhóis.

Entretanto, emigraram jovens portugueses, para cursar medicina, na República Dominicana, em Espanha e na República Checa. As Universidades portuguesas tinham vaga para todo o tipo de curso, menos para medicina. Isso seria só para alguns. A medicina, dizia essa coisa chamada de "Ordem", que não é para todos. Aliás, em Portugal consta-se que sejam mais de 700.000 os desempregados, mas médicos desempregados, nem um! Que bom, pelo menos que haja uma profissão sem desempregados.

Depois, sabe-se que há médicos na política, na administração de empresas, na diplomacia, em missões humanitárias várias, mas claro, sempre com o seu poiso certinho, não venham a ficar sem poiso na política ou nas empresas! Isto é, a vagazinha jamais é ocupada. Pois, são os feiticeiros modernos, e nunca se sabe, se não venhamos a necessitar de uma cirurgiazinha e depois eles venham a vingar-se!

Mas a Senhora Jorge vai tentar fazer do SNS, as Nações Unidas médicas: Depois da contratação de 42 médicos colombianos para centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e para o Algarve, Portugal vai contratar médicos da Costa Rica e de Cuba.

Governo? Para quê? Assim é bem melhor, as corporações governam-se, governando os outros, à sua boa maneira. E, o Zé Povinho, jamais abdica de ter o Senhor Doutor, pois quem quererá ficar sem um Senhor Doutor!

Entretanto, o tal governo promove licenciados às resmas em Teorias da Comunicação, Teatro ou Administração Pública. "Não tem governo, nem nunca terá", Seu Chico!