Wednesday, December 29, 2010

Médicos escapam à proibição de acumular pensão

Em momentos como os que vivemos, lembramo-nos sempre deste grande Senhor: George Orwell, e de algumas das suas heranças, como esta: Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

E vejamos como Orwell está actual: Os médicos aposentados que prestarem funções no Serviço Nacional de Saúde são os únicos trabalhadores do Estado que escapam à proibição de acumulação de salário e pensão.

E porquê? Porque o Parlamento não promoveu a abertura de mais vagas no Ensino Superior, para o curso de medicina, ao contrário do que aconteceu à generalidade dos outros cursos. Assim, e escudando-se na teia legislativa que permite o excesso de médicos em vários hospitais, que não podem ser transferidos para outras instituições onde são necessários, criou a Ordem dos Médicos o mito de que há falta de médicos!

Os contribuintes portugueses parece que aguentam tudo: 1) uma classe dirigente do Estado que não consegue pôr Portugal a funcionar; 2) juros da dívida pública a caminho dos dois dígitos; 3) aumentos de impostos sucessivos; 4) baixa contínua da qualidade da prestação de serviços públicos.

2011, será com certeza um ano de viragem. Só pode ser!