Tuesday, May 19, 2009

Será verdade que o Grupo Português de Saúde está melhor?

Hoje escrevem-se coisas, que amanhã deixam de ser verídicas. O que parece ser hoje sólido, amanhã é ténue como o ar. As pessoas deixaram de acreditar nos governos, nas empresas, nos reguladores, na Justiça, nos outros. É perigoso que assim seja, mas é verdade.

Tudo isto a propósito desta afirmação: Dados disponibilizados ao Negócios pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), accionista do GPS, mostram que até Abril o resultado do British Hospital ascendeu a 154 mil euros, contra apenas 6 mil euros há um ano, enquanto a rede de imagiologia IMI melhorou em 15,4% o seu resultado líquido, para 606 mil euros.

A contabilidade é criativa ou é imbuída de engenharia. As contas apresentadas hoje, são corrigidas amanhã. Os Revisores Oficiais de Contas assinam as contas e ponto. As Auditoras limitam-se a tecer breves comentários. Tanta gente a ganhar dinheiro, e depois vê-se a falta de sustentabilidade.

Sabem o que aconteceu ao BPN? Não faliu, porque o Estado português o nacionalizou. Sabem o que é o Grupo Português de Saúde? É uma empresa da SLN, que era a anterior detentora do BPN.

Business as usual.