Sunday, January 18, 2009

Exemplos das Ilhas

Nem tudo em Portugal é mau. Há muita gente a trabalhar. Há muita gente que trabalha bem. É preciso esquecer os que remam para trás? Não. Se não criticarmos, não se chega à melhoria ou à correcção do que está errado.

Vemos este exemplo, e gostamos:
  • O Centro de Hemodiálise do Hospital do Santo Espírito de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) tratou 350 doentes nos últimos vinte e cinco anos dos quais 62 foram transplantados.
  • Teresa Azevedo, directora do Centro de Hemodiálise do Hospital de Angra do Heroísmo, adiantou que os serviços acompanham ainda em observação mais meio milhar de doentes
  • Antes da fundação destes serviços, os doentes açorianos optavam por mudar de residência para o continente português ainda que alguns "sabendo que corriam risco de vida permanecessem nas ilhas".
  • Teresa Azevedo disse à Agência Lusa que, para além da doença, o grande problema dos doentes de outras ilhas "é o facto de se encontrarem fora do seu ambiente familiar".
  • Foi por isso adoptado o tratamento de "Diálise Peritoneal", que pode ser feito na residência de cada paciente, reduzindo-se a deslocação dos doentes ao centro a um dia por mês.

Parabéns ao Hospital de Angra do Heroísmo, ao Centro de Hemodiálise e à sua Directora. São precisos mais bons exemplos.