Tuesday, December 09, 2008

A conversa fiada

Andamos por esse Portugal fora, e vemos escrito "só se fia amanhã", ou "não há fiados". Qualquer organização quer receber o mais rápidamente possível e pagar o mais tarde possível.

Mas há limites para tudo. Quando um fornecedor espera durante mais de 180 dias por algum recebimento, ou corre o risco de falência ou tem muita solidez financeira. Ou seja, se a empresa for de pequena ou média dimensão, não aguenta tal embate. Se a empresa for muito grande, até pode aproveitar o mau cumprimento do cliente, e passar a elevar a sua margem de lucro para compensar os atrasos nos recebimentos.

É preciso fazer um "boneco"? Não. Basta ler mais esta notícia:
  • A ministra da Saúde Ana Jorge garantiu hoje, em Lisboa, que a dívida vencida do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no valor de 908 milhões de euros, vai ser paga até ao final do ano
  • e adiantou que foram dadas garantias aos fornecedores do SNS que aguardam pelo pagamento há mais de 90 dias
  • "O problema do endividamento do SNS começou a ser resolvido há três anos com a melhoria das condições de gestão, e, portanto, desde essa altura que não há um aumento da dívida dos serviços do Ministério da Saúde. Aquilo que está a ser feito agora é encontrar condições para que a dívida seja reduzida para valores equivalentes a 90 dias", disse Francisco Ramos.

Com conversa fiada, ninguém vai. Dizer que fazem melhor do que os outros, é sempre a conversa fiada de políticos! Quando nos livraremos desta gente de conversa fiada?