Friday, April 18, 2008

Simplex na saúde

Para nós a "idéia" do "simplex" está ainda muito longe de se realizar. Isto é, há ainda um vastíssimo campo de actuação na modernização e desburocratização das organizações de saúde. Se nos lembrarmos dos carimbos, vinhetas, papeletas e afins, verificamos logo que o "simplex" ainda está no papel......

Mas, importa verificar que se vai realizano alguma coisa. Vejamos esta iniciativa louvável:
  • Foi inaugurado ontem, na Unidade de Saúde de S. Julião, o primeiro portal do país “Região de Saúde Digital”, que permite aos utentes a marcação de consultas ou o acesso a resultados de exames médicos via Internet.
  • “Região de Saúde Digital”, é um projecto desenvolvido pela empresa PT Prime, «que vai permitir a integração dos sistemas de informação nos cuidados de saúde primários diferenciados, simplificando o acesso dos cidadãos da Figueira da Foz aos serviços de saúde» explicou José Luís Biscaia, responsável pela Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Julião.
  • Esta primeira fase consta da informatização total da Unidade de Saúde Familiar de São Julião e do Hospital Distrital da Figueira da Foz mas, brevemente, todas as unidades de saúde do concelho vão ficar ligadas por rede.
  • Numa segunda fase o projecto prevê que a marcação de exames, receitados a um determinado paciente por um médico, possa ser debitada a um laboratório que venha a integrar a rede informática. O programa informático possibilita ainda a gestão da sala de espera do centro de saúde, podendo chamar os doentes para a consulta.

Parabéns a quem está a implementar esta nova realidade. A melhoria dos serviços de saúde passa por novas ferramentas, novos instrumentos e por uma relação mais amigável com os doentes.