Friday, April 18, 2008

A formação em medicina em Portugal

Há já muitos anos que se fala na falta de médicos em Portugal. Há já alguns anos que se sabe que existem alunos portugueses a estudar medicina na República Checa e em Espanha. Finalmente, parece que o poder político em Portugal acordou para o problema:
  • O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, garantiu ontem que o número de vagas em medicina vai aumentar.

Mas, este "acordar" parece que tem obstáculos vários:

  • O anúncio do ministro do Ensino Superior surgiu depois de Manuel Sobrinho Simões, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e um dos oradores da conferência, ter indicado que "não há capacidade" para as escolas portuguesas de medicina receberem mais alunos. "Atingiu-se o número máximo. Não conseguimos aguentar mais médicos nas faculdades de medicina clássicas", acrescentou.

Como? Não há cá instalações suficientes? Então, construam-se novas Universidades. Nós não temos petróleo ou ouro, que se saiba, mas ainda temos terrenos para construção e pessoas para estudar, porque é que se tem que optar por esta solução:

  • Sobre a possibilidade de o Governo português estabelecer acordos com escolas estrangeiras, Manuel Sobrinho Simões afirmou conceber a possibilidade de se estabelecer parcerias "com universidades espanholas de qualidade comprovada", rumo à formação em medicina de alunos portugueses.

Ás vezes parece que os portugueses estão demasiado adormecidos!