Thursday, March 06, 2008

A propaganda tem limites

A maior parte das pessoas não distingue "propaganda" de "publicidade" ou de "comunicação". Para nós, "propaganda" tem uma conotação muito negativa, dado que passa pela idéia de vender algo sob pressão e até com alguma imposição. Enquanto que "comunicação" pode estar mais ligada com informação.

Ora bem, os políticos vivem hoje com um tormento permanente, dado que se fazem algo que é positivo mas que ninguém sabe, não ganham nada com isso. Se fazem algo que é mau, logo surge um jornalista a estragar-lhes a imagem.

Vejamos o que é para nós "propaganda": Ana Jorge inaugurou uma unidade de saúde familiar que já funciona desde Outubro de 2006.

Como? A Senhora Ministra da Saúde anda a inaugurar serviços que já funcionam há mais de 1 ano? Serviços que foram "obra" de outro Ministro? Quer então a Senhora Ministra mostrar trabalho, que afinal é de outros?

Estamos evidentemente perante pura propaganda política. Ou seja, a Senhora Ministra quer mostrar à população que está a fazer coisas, que outros já tinham feito!

Pior, a Senhora Ministra levou troco e grande:
  • A ministra da Saúde, Ana Jorge, foi esta quarta-feira confrontada com as queixas de um médico coordenador da unidade de saúde de Olhão, que quer saber o motivo pelo qual os profissionais estão a trabalhar há 17 meses sem qualquer remuneração acrescida.
  • «Produzimos mais 30 por cento com as mesmas pessoas a ganhar o mesmo», disse o médico, explicando que a questão «não é pacífica».
  • desde Outubro de 2006 (...) que os médicos e enfermeiros aguardam que o Ministério da Saúde coloque em prática a lei.

Ás vezes, mais vale estar quietinho, do que estar a fingir que fazemos coisas. Até porque há tanto para se fazer no sector da saúde.