Thursday, March 06, 2008

Reorganização na saúde privada

Os tempos que correm são de contração para alguns e de expansão para os mais sólidos. No sector público da saúde, os tempos são de contração. No sector privado, os tempos são de expansão para alguns e de retração para outros.

O Grupo José de Mello Saúde, líder incontestado no sector de saúde privado acaba de consolidar a sua posição através da aquisição de uma parte de um concorrente: SLN vende Unimed Cascais ao grupo Mello.

Nada que nos surpreenda. Os Mellos podem ter muitos defeitos, mas têm várias virtudes, tais como, o seu rigor financeiro e a sua disciplina estratégica.

Quanto ao Grupo BPN/SLN, representado pelo Grupo Português de Saúde, não sabemos se este passo é um passo atrás, para dar dois em frente, ou se é o começo da venda do negócio de saúde, para poderem salvar alguns "anéis".

Vejamos a posição do novo Administrador do BPN/SLN:
  • Franquelim Alves, administrador-executivo da SLN e presidente do Grupo Português de Saúde (GPS), disse à agência Lusa que este negócio se enquadra no processo de racionalização e de focagem que está a ser feito e garante que continuará no sector.
  • Para Franquelim Alves, «o presente negócio é um importante sinal da estratégia que iremos adoptar em todas as áreas não financeiras do Grupo: focar os nossos esforços nas actividades em que apresentamos claras vantagens competitivas, racionalizando as nossas operações e afectando recursos onde eles possam gerar mais valor accionista.»

Os próximos tempos vão ser bons para alguns e duros para muitos.