Monday, November 05, 2007

Prevenção na Saúde?

A saúde é um assunto que abre "telejornais", que fideliza leitores de jornais, ou que até já é tema de programas de rádio.

São tantos os assuntos, das "maternidades de auto-estrada", ás listas de espera de cirurgias, passando pela inexistência de Dentistas no SNS.

Curiosamente, pouco se fala de prevenção, com excepção do tabaco. Vejamos estas duas notícias, que nos dizem que há tanto para se fazer no Ministério da Saúde:

Perguntamos nós, o que anda a fazer o Ministério da Saúde? Sim, porque no caso da diabetes, muito pode ser feito antes da doença eclodir! Por exemplo, que tipo de alimentação se serve nos hospitais e escolas públicas? Começando pelas gorduras, em bolos e bebidas ou batatas fritas. Isto para não se falar nos recentes encerramentos das cantinas em alguns dos principais hospitais portugueses, por falta de higiene.

Quanto à toxicodependência, só ouvimos falar em "metadona" e "salas de chuto", mas quando chegamos à realidade dos números, verificamos que os pomposos nomes, como "IDT" servem para abandonar as pessoas na rua! Se assim é, mais vale reduzir os custos que o Estado tem com organismos deste tipo! Encerre-se e sempre se poupam alguns impostos.