Tuesday, November 06, 2007

A nutrição e a publicidade

Fonte: aqui.

Finalmente, descobriu-se que se faz muita publicidade enganosa, no que diz respeito à alimentação. Mais vale tarde do que nunca. Parece que vem aí nova legislação sobre o que deve ser mencionado na publicidade à alimentação.

Vejamos o que aqui se diz: Figuras públicas como Fátima Lopes, Júlio Isidro ou Rosa Mota vão deixar de poder dar a cara na publicidade aos alimentos que alegam resultados benéficos para a saúde também chamados de funcionais, em consequência de um conjunto de restrições emanadas da União Europeia sobre estes produtos.

Evidentemente, que não se deve poder dizer que o alimento X faz bem ao colesterol, se não se tem qualquer prova de tal facto! Tal como um medicamento que diz que não causa "vício", e se vem a verificar que causa "vício", tem que ser retirado do mercado.

Somos favoráveis ao mercado. Somos abertos a novas idéias e novos modelos. Não podemos é aceitar a idéia da "venda de gato por lebre"! E como sabemos, não podemos deixar tudo por conta do livre arbítrio!

Como acreditamos mais no que fazem e pensam os burocratas de Bruxelas, do que nos políticos de Lisboa, esperamos ansiosamente pelas próximas novidades da legislação que vai limitar a publicidade à alimentação, sem fundamento....