Thursday, August 30, 2007

Hospitais EPE: Resultados do 1º semestre 2007

Apenas 60 dias após o fecho do semestre, o Ministério da saúde, apresenta as Contas do 1º Semestre de 2007, dos Hospitais - EPE, em consolidado. Parabéns, pois só as empresas mais avançadas do mundo, conseguem faze-lo num espaço mais curto do que dois meses.

Vamos a uma primeira análise dos resultados do que aqui, se publica:
  • Crescimento dos proveitos de 11,5%. Comentário nosso: num clima recessivo, aumentar as receitas em 11,5%, justifica-se por duas razões: melhor capacidade de cobrança e aumento dos preços aos doentes.
  • Crescimento dos custos de 0,5%. Comentário nosso: bastante bom.
  • Resultados individuais dos Hospitais: 8 hospitais apresentam resultados líquidos positivos. Comentário nosso: não compreendemos como é que entre os 8 hospitais que apresentam lucros, há dois hospitais oncológicos e dois hospitais universitários. Á partida, este tipo de hospitais deve investir significativamente em investigação e em novos equipamentos!
  • Finalmente, no consolidado dos 35 hospitais, o resultado líquido é de cerca de 128 milhões de euros de prejuízos. Enquanto que os resultados operacionais são de 144 milhões de euros de prejuízos. Comentário nosso: para nós, que até percebemos de contabilidade, há aqui artifício contabilistico, pois é normal, que os resultados líquidos sejam inferiores aos resultados operacionais. A não ser que agora os hospitais tenham aplicações financeiras, e de grande rentabilidade!!!

Próximamente, analisaremos, qual o nível de investimento destes hospitais, nomeadamente os "oncológicos" e os "universitários".