Tuesday, April 03, 2007

Medicamentos: o negócio de todos os Séculos

Sabemos que os medicamentos são vitais para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Sabemos também que os medicamentos têm contribuído para a melhoria dos diversos indicadores de vivência humana. Mas, também sabemos que os medicamentos trazem imensos lucros para: Laboratórios farmacêuticos, retalhistas e grossistas farmecêuticos, a até para Clínicas, Médicos e muitos outros operadores a juzante e a montante!

O actual Governo fez do sector do medicamento, um dos seus primeiros combates, tendo em vista a liberalização de um sector, que vivia (e vive) com muitos lucros, e em situação de grande proteccionismo legal!

A saga do Governo não para. Temos dúvidas é que a distribuição dos lucros dos medicamentos esteja a ser feita de forma menos concentrada. Isto é, na essência quem está a pagar a redução dos custos do SNS com os medicamentos, não é a ANF, nem os Laboratórios Farmacêuticos, nem tão pouco o retalho farmacêutico (apesar da redução ligeira das margens), mas antes todos nós, consumidores da saúde!

Agora o Prof. Correia de Campos decidiu, na sua luta "sem quartel" com a ANF (e em particular com a sua luta pessoal com o seu Presidente, Dr. João Cordeiro), enveredar por caminhos ultra-liberais: Os medicamentos cuja venda precisa de receita médica vão passar a ser vendidos também nos hipermercados e nas lojas de saúde que vendiam, até agora, apenas medicamentos que estavam isentos de receita médica, avançou o ministro da Saúde na estreia do programa da RTPN «Mais Saúde».



Achamos que o SNS, tal como o queriam mostrar os eleitos do Prof. Correia de Campos, da Escola Nacional de Saúde Pública, está a ser enterrado! É lamentavel que assim o seja, e ainda por cima, por aqueles que achavam ainda há poucos anos que era uma heresia vender medicamentos sem receita médica, fora das farmácias!