Thursday, November 02, 2006

Á beira do colapso: Take 2 !

A Secretária de Estado Dra. Carmen Pignatelli referiu, há uns dias, que "há áreas no Ministério da Saúde que estão "à beira do colapso" e aponta várias dificuldades na concretização da reforma dos cuidados de saúde primários".

Agora, a Senhora Secretária de Estado vem
afirmar que "admite que este é um mercado nasceu «desregulado» e que «ninguém garante a qualidade» do atendimento, acrescentando que o Executivo se prepara para estabelecer um conjunto de regras com vista a regular o funcionamento das mais de 40 empresa que actuam no sector sem controlo".

Este frenesim de pensar que o mercado se contrói por Decreto, assusta-nos, até porque o mercado deve ser regulado, mas não contingentado e pior, sobre-regulado. Se o for, só fará com que os actores do mercado reajam de forma ainda pior!

Senão
vejamos: "O bastonário da Ordem dos Médicos está preocupado com a contratação de clínicos tarefeiros pelos hospitais para resolver a falta de pessoal nas urgências hospitalares".

E, o Senhor Bastonário, Dr. Pedro Nunes, até
ensina como é a gestão de serviços de urgência:
  • "As equipas das urgências devem ser equipas em que as pessoas se conhecem muito bem e que estão habituadas a trabalhar umas com as outras, sabem os pontos fracos de uns e outros, que cada profissional tem, e conseguem optimizar em cada momento a reposta que dão aos doentes. A urgência é algo que muitas vezes precisa de um grande entrosamento das equipas e isso não é compatível com pessoal que "hoje vem um amanhã vem outro", são tecnicamente competentes mas não se conhecem".

Os Médicos, um dos principais stakeholders das organizações da saúde, sabem mais sobre gestão de pessoas e de serviços, do que os Administradores da Saúde!