Monday, October 09, 2006

Tuberculose em crescimento

Pensávamos que Portugal já tinha passado para um patamar superior, na área da saúde (é disso exemplo, a taxa de mortalidade infantil, que é uma das mais baixas do mundo).

Mas, o panorama da saúde em Portugal, não é todo igual. Vejamos, o que se passa no
VIII Congresso Nacional das Doenças Infecciosas: "todos os anos são diagnosticados cerca de 3500 novos casos de tuberculose em Portugal".

Numa perspectiva mais objectiva, vemos este
dado, "A taxa de prevalência da doença é, actualmente, estimada em 35 casos por 100 mil habitantes". Preocupante.

No referido
Congresso, o Coordenador do Programa Nacional Contra a Tuberculose diz isto: "a luta contra esta doença em Portugal “está perdida". Não queremos acreditar, que quem está incumbido de uma tarefa, aceite encabeçá-la, apesar de não crer no seu objectivo! Se as pessoas que são responsáveis por algo, assumem que não são capazes, devem tirar as devidas conclusões!

Mas, é preferível atribuir as culpas ou as responsabilidades a
outrém: "Para a derrota contribui o facto de os doentes não se tratarem convenientemente, haver falta de especialistas a trabalhar na prevenção e tratamento da doença e falta de coordenacção entre os vários sectores do PNS".

Num outro
sítio, um especialista refere isto: "o facto da tuberculose ser «uma doença curável, em seis meses e, sobretudo, com medicamentos que são baratos».

Não conseguimos entender, o que se passa na Administação da saúde em Portugal !