Tuesday, October 17, 2006

Mistificações

A propósito da proposta de Orçamento de Estado 2007, pretenderemos analisá-la mais em detalhe, no que ao sector da saúde diz respeito, em posteriores "posts".

Por agora, registamos mais duas tentativas de mistificação, tendo como base
isto:

  1. "A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) é o organismo do sector que regista uma maior redução da despesa em 2007 (menos 35% face a 2006), o que é justificado com a conclusão dos gastos decorrentes da sua instalação".
  2. "Segundo a proposta de Orçamento de Estado para 2007, prevê-se ainda uma nova redução em 6% no preço de todos os medicamentos comparticipados, incluindo os genéricos, a partir de 1 de Janeiro, e também uma diminuição entre 1% e 5% percentuais no apoio concedido pelo Estado na aquisição de fármacos".

Ora, relativamente a estes dois aspectos observamos o seguinte:

  • Continuamos sem perceber o que faz, na realidade, a Entidade Reguladora da Saúde.
  • Já em 2006, o Governo da República realizou um protocolo com os Laboratórios Farmacêuticos e com as Farmácias, para uma redução do preço dos medicamentos. Depois, os consumidores de medicamentos viram a comparticipação do Estado reduzida. Em 2007, o Governo propõe-se fazer a mesma coisa! Lamentamos que seja o consumidor a não ganhar nada com o "negócio", mais uma vez.