Wednesday, September 20, 2006

A nova rede de urgências hospitalares

Na saúde, a revolução continua. São as maternidades que fecham, são os SAP's que encerram, são os medicamentos que baixam o seu preço de referência, são os medicamentos de venda livre que passam a ser vendidos fora das farmácias, é a Entidade Reguladora da Saúde que continua a não se perceber o que faz, são muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo.

Agora, a frente do Professor Correia de Campos são as urgências hospitalares, conforme se refere
aqui.

E a
notícia indicia mais poupança! Para quem dizia que a qualidade seria inprescindível, a questão económica parece estar a ser determinante.

Então, verificamos que a nova estrutura de urgências hospitalares ficará assim: "Na nova rede estão previstas 45 Básicas, 25 Médico-cirúrgicas e 13 Polivalentes".

Ainda segundo a mesma
notícia, "Segundo a nova definição, a Urgência Polivalente localiza-se num hospital central e dispõe de todas as especialidades", "A Médico-cirúrgica é ligeiramente mais pequena e tem de estar, no máximo, a uma hora de distância da população que assiste" e "Quanto à Básica, terá apenas dois médicos e dois enfermeiros por equipa".

Farão parte das "urgências polivalentes" os seguintes hospitais: "de Braga, Vila Real, São João e Santo António – a Norte; as de Viseu, Hospital Universitário de Coimbra e Centro Hospitalar de Coimbra – no Centro; as dos hospitais de Santa Maria, S. José, S. Francisco Xavier e Almada – em Lisboa; e as de Évora e Faro".

Finalmente, tudo
isto, começará: "A nova rede será implementada até Março de 2007".

Vamos ver, como reagem as populações que vão ficar mais longe dos melhores meios!