Tuesday, September 19, 2006

A saúde vai custar mais dinheiro

É sem surpresa que lemos esta notícia, "Para serviços hoje grátis - Ministro da Saúde pondera criação de mais taxas moderadoras".

Recordamos, e mais uma vez, o preceito constitucional relativo à saúde, no artigo 64º da
Constituição da República:

"O direito à protecção da saúde é realizado:

Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito; "

Voltando às
declarações do Professor Correia de Campos, lemos isto, "O ministro da Saúde admitiu hoje, em entrevista à agência Lusa, a criação de novas taxas moderadoras para sectores que actualmente são gratuitos para os utentes, como o internamento ou a cirurgia de ambulatório".

E diz ainda o Ministro da Saúde, "António Correia de Campos revelou que a medida poderá ser aplicada em breve, mas que não tem apenas fundamentos económicos". Isto, porque "Este tipo de receitas é mínimo".

Não sabemos qual é o conceito de custo do Ministro da Saúde. Sabemos que Portugal tem um salário médio abaixo dos 1.000 euros por cidadão, e para cidadãos com esta grandeza de riqueza, é grave pagar mais pela saúde, sobretudo se antes não pagava nada.

Este é mais um dado, que se acrescenta a outros, na nossa opinião, que vem demonstrar que o Serviço Nacional de Saúde gratuito é uma miragem!