Saturday, July 22, 2006

Os custos explosivos da saúde


Temos escrito repetidamente, sobre a explosão dos custos da saúde, que aí vem. Repetimos, que aí vem. E porquê? Apenas duas razões: exigências cada vez maiores dos consumidores e custos elevadíssimos das tecnologias (dos medicamentos, aos equipmantos médicos).

A propósito disto, lemos
aqui, que "Os medicamentos para o cancro e para o HIV/sida são os grandes responsáveis pela despesa dos hospitais com fármacos, custando 122 milhões de euros por ano, no caso da primeira e 72 milhões no caso da segunda, só em 11 hospitais". Supresa? Só para quem não está dentro dos assuntos da saúde.

Depois, ainda no mesmo
jornal, lê-se "Estas patologias encabeçam a lista de oito que, todas juntas, representam a grande maioria dos gastos hospitalares - 64% (476 milhões de um total de 829 milhões)". Mais uma vez, nada de surpreendente.

Num outro
jornal (em assinatura), lê-se "O Ministério analisou um grupo de oito tratamentos com maior peso na despesa - medicamentos para o cancro, infecção pelo HIV, transplantes, doença de Gaucher, de Fabry e factores de Imunoglobulina, de coagulação e Estimulantes da hematopoiese - em 11 unidades, que consomem 57 por cento do total de remédios. As unidades gastaram, no ano passado, 476 milhões de euros com estes produtos, tratando 39.553 doentes".

Uma coisa, garantimos nós, esta tipologia de doenças e de doentes, não são aceitáveis pelo sector privado da saúde!