Friday, July 21, 2006

Paracetamol, ou o lado "errado" dos medicamentos

Lemos aqui, que "O Paracetamol, o medicamento mais vendido sem receita médica, pode provocar danos no fígado, segundo revelou esta sexta-feira o Infarmed, que refere a existência de vários casos em Portugal de reacções adversas associados ao uso do fármaco, mesmo quando tomado em doses recomendadas". Não vamos falar aqui em marcas, mas este "princípio activo", como lhe chamam os especialistas, é consumido por tudo e por nada, para uma simples dôr de cabeça, ou dôr de dentes, ou dôr de ....

No mesmo
sítio, diz-se que a fonte da notícia é internacional, "um estudo recente realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e divulgado este mês no ‘Journal of the American Medical Association’ (JAMA), veio revelar que mesmo quando tomado dentro das doses recomendadas, o paracetamol pode causar graves problemas de fígado, incluindo a sua completa destruição".

Num outro
sítio, refere-se o seguinte "O Infarmed admitiu que existiram meia centena de casos nos últimos três anos em que houve uma reacção negativa ao paracetamol, a substância mais vendida em Portugal". Ou seja, a própria entidade reguladora do medicamento, admite riscos para quem tomar paracetamol.

Mas, nós que inalamos todos os dias CO (ou monóxido de carbono), dos escapes dos automóveis, também não corremos riscos de cancro? Até viver, hoje comporta riscos....de vida!