Wednesday, December 21, 2005

O Outono e as suas consequências

Durante o Outono e o Inverno, o número de horas de sol diminui, o que perturba sobretudo aqueles que mais gostam do "astro-rei". Nós, latinos, gostamos muito dele, e na sua falta, sentimo-nos perturbados. Ora, diz-nos a revista Newsweek, que "those suffering from seasonal affective disorder or "SAD" go though a much more dramatic experience, which is often difficult to overcome without help". Ainda neste artigo refere-se que, "Although the illness is usually not associated with severe morbidity and hospitalization, some people can get suicidal. If that happens, they should consult a health care professional immediately". Se analisarmos o caso português, verificamos segundo um estudo do Infarmed, que "a utilização de benzodiazepinas tem sido associada não só a faixas etárias mais elevadas, mas também ao sexo feminino, ao desemprego e aos indivíduos em situação de reforma". Ou seja, e ainda de acordo com o referido estudo, "a utilização de benzodiazepinas em Portugal foi considerado como preocupante pelo International Narcotic Boarding".
Nota: de acordo com o referido estudo do Infarmed, "as benzodiazepinas são utilizadas no tratamento de curta duração de estados de ansiedade, insónia, assim como nas contraturas musculares e na epilepsia".
Conclusão: 1) é preciso ter cuidado com as poucas horas de sol da época; 2) é preciso arranjar alternativas à prevalente crise!