Sunday, March 09, 2014

Vale tudo

Mesmo tudo. O regabofe nacional dura há anos. O contribuinte, sujeito a um saque evidente, nada pode fazer. O Estado português frouxo para com os credores externos, é rijo com os contribuintes e inexistente na relação com as suas elites. Estado bipolar!

O Estado foi apoderado por esta clientela internaO director de serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Maria (HSM), Manuel Silva, e o médico João Branco foram apanhados a trabalhar à mesma hora em sítios diferentes.

De certeza que esta charada não resultará em nada, para além de uns processos de averiguação e posterior arquivamento, meramente formais: os dois médicos supostamente estariam de urgência no HSM mas, na realidade, estavam a dar consultas ou a operar doentes na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), clínica da Cruz Vermelha Portuguesa e no hospital CUF Descobertas são inúmeras e decorreram ao longo dos anos de 2011 e 2012.

O que faz a Administração do HSM? E a ACSS? E o IGAS? E o Ministério da Saúde? E a ARS? E até, eventualmente o Ministério Público? Provavelmente, serão lestos a trocar as próximas viaturas de serviço e a correrem para umas formações em locais atraentes.

Entretanto, as situações de fraude à entidade patronal, que deveriam ser motivo de cessação do contrato de trabalho com efeitos imediatos, continuam: Inspeção-Geral das Atividades em Saúde avança com processos disciplinares a seis médicos e um inquérito por sobreposições de horários ilegais no SNS. Apanhado caso de médico que declarava fazer 144 km em 26 minutos.