Wednesday, March 02, 2011

No more jobs for the boys

Ficou célebre a frase, por ter sido emitida pelo ex-Primeiro Ministro, António Guterres.

É o que se depreende ao ler esta notícia: A fusão de 14 hospitais em seis novos centros hospitalares que se irá processar já no próximo dia 1 de Abril levará ao afastamento de 23 administradores hospitalares.

Não será a montanha a parir um rato? Ou, sempre se pode dizer que se aumenta o desemprego de pessoal altamente qualificado! Mas, este tipo de desempregados, arranjará sempre um poiso próximo, até porque farão parte de algum Partido, ou de alguma Irmandade.

Mas, onde queremos chegar é a outro ponto, que é o seguinte, o Ministério da Saúde tem uma absoluta incapacidade de gerir uma centena de hospitais. Não compreedemos porquê. A Caixa Geral de Depósitos tem mais de 1.000 agências, e é uma entidade integrada. A Sonae tem mais de 1.000 lojas, e é uma entidade integrada. Porque não será uma entidade integrada a gerir a escassa centena de hospitais?

Escusam de vir os burocratas da João Crisóstomo fazer o papel de grandes gestores porque reduzem 23 lugarzinhos. O SNS funcionava melhor com menos uns quantos milhares de funcionários. Só não acontece isso, porque o SNS limita-se a ir buscar dinheiro ao bolso do contribuinte. E este, como é ordeiro e não tem capacidade de questionar o poder instituído, acata, e cumpre. O Parlamento que deveria fazer o seu papel, de defesa dos eleitores, também não passa de uma entidade aquiescente e destituída de bom senso.

É a vida, como dizia o tal ex-Primeiro Ministro!