Monday, February 28, 2011

Mais um falhanço da política do medicamento

Bem, se alguém considerar que há política do medicamento, por parte do Estado português! Parece-nos que a política do Ministério da Saúde tem sido no sentido, de não perturbar alguns dos lobbies mais importantes, como sejam os laboratórios farmacêuticos, apesar de estes manterem um prazo médio de recebimento de mais de 180 dias, e em alguns casos, chegarem aos 365 dias.

Mas, a aposta de sucessivos Ministros da Saúde e de vários Presidentes do Infarmed deu neste completo fracasso: Os medicamentos genéricos representavam em Janeiro deste ano 21% dos fármacos vendidos e 20% do valor do mercado, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Nos países nórdicos, que são o exemplo a seguir, pelo que foi dizendo o Primeiro Ministro, a quota de mercado dos medicamentos genéricos chega a ser de mais de 50%.

Claro que este fracasso, não é o fracasso do Ministério da Saúde, ou sequer do Infarmed, é o grande fracasso do contribuinte português, e em particular, de todos aqueles que sonham em manter o SNS, ainda que muitos dos que afirmam publicamente a defesa do SNS, estão apenas interessados em aumentar o seu próprio pecúlio.