Tuesday, September 21, 2010

Debate sobre a sustentabilidade do SNS

Não tenhamos dúvidas, esta é uma prioridade para os portugueses: O PSD quer um debate de urgência sobre a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que envolva audições parlamentares de "personalidades de reconhecido mérito" no setor.

Não vale a pena andar a chorar no leite derramado. Não vale a pena pedir o céu, quando devemos ter os pés na terra. Não vale a pena dizer que a "saúde não tem preço". Mas, acrescentamos nós, tem custos cada vez maiores.

As pessoas podem acantonar-se em ideologias ou em idealismos, mas estão a fugir do confronto, que tarde ou cedo, se dará. Vários países percorreram o debate da sustentabilidade dos custos da saúde. Os EUA são o pior dos exemplos. Portugal é um mau exemplo. A França, a Holanda e outros países do centro e do norte da Europa, têm sistemas de saúde com qualidade com custos mais baixos do que os sistemas americano e português. Inventar a roda? Não. Aprender com as experiências alheias, e afrontar os predadores do SNS ou qualquer outro nome que tenha o sistema de saúde português.