Tuesday, March 23, 2010

Desperdício em duplicado

Repare-se no desperdício que o Estado promove, apesar de constantes campanhas sobre a pretensa redução de custos:

1. O SUCH serve para isto: O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais é uma associação privada sem fins lucrativos, organizada e posicionada para a oferta integrada de Serviços Partilhados para o sector da Saúde.

2. O SPMS serve para isto: a SPMS tem como missão «a prestação de serviços partilhados específicos da área da saúde em matéria de compras e logística, financeiros e recursos humanos aos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da sua natureza jurídica, bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades, quando executem actividades específicas da área da saúde».

Fazem parte do SUCH estas entidades: 89 Entidades Hospitalares, 86 Misericórdias, 5 ARS e mais de 800 pequenos clientes, entre clínicas, farmácias, lares, centros de enfermagem.

Mas, pasme-se: A SPMS, E. P. E., sucede na posição de central de compras do Agrupamento Complementar de Empresas «Somos Compras». E mais: As posições jurídicas dos Agrupamentos Complementares de Empresas «Somos Compras», «Somos Contas» e «Somos Pessoas», bem como das estruturas do SUCH — Serviço de Utilização Comum dos Hospitais para a prossecução das actividades daqueles agrupamentos, devem transmitir -se para a SMPS, E. P. E., no prazo de 60 dias a contar da entrada em vigor do presente decreto-lei.

Ou seja, o Estado dando dinheiro a ganhar a vários Consultores (de imagem, jurídicos, fiscais, de relações laborais e de gestão), muda o nome de SUCH, para SPMS.

Muda-se tudo, para tudo ficar na mesma. Mas, afinal para que serve o PEC? Para enganar as Agências de rating? Eles não se deixam enganar!