Monday, January 04, 2010

Gripe A: a clara falácia

Felizmente que a Gripe A (Swine Flu ou Gripe dos Porcos) não passou de uma tentativa de distrair a opinião pública mundial da grave recessão mundial em que vivem os países ocidentais. Felizmente que o número de mortos não foi muito elevado, provavelmente abaixo da gripe sazonal. Infelizmente, os accionistas da farmacêutica que produz o Tamiflu (será a Roche?), não têm razão para se queixarem:
  • A França está confrontada com um enorme erro de estimativa. Quando se instalou o pânico internacional sobre a Gripe A, o país comprou dezenas de milhões de doses de vacinas. Agora está a tentar vendê-las a outros países. Estão em causa centenas de milhões de euros.
  • A Alemanha e a Holanda são outros países europeus que estão a fazer o mesmo.
  • O Ministério da Saúde (de Portugal), contactado pela RTP, diz que, apesar da procura estar abaixo da expectativa, não há vacinas em excesso.
Se a incompetência pagasse imposto, poderíamos ter aqui uma contribuição adicional para os déficits públicos. Infelizmente, são os contribuintes que têm que pagar o non-sense destes governantes de pacotilha!