Thursday, December 03, 2009

Manuel Machado

O que se pretende esconder com tanta "informação":

1. Técnico do Nacional contraiu infecção após lipoaspiração, mas notícia de que o seu estado é devido a outra cirurgia está a causar apreensão. Não há evolução no estado clínico de Manuel Machado, internado desde o dia 27 no Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, após uma lipoaspiração abdominal, realizada, três dias antes, numa clínica do Porto. as verdadeiras razões que levaram o técnico à urgência seriam para ficar no silêncio dos deuses. Só que a sépsis contraída - uma infecção generalizada do organismo com graves complicações - saltou para a praça pública. Nesse momento, surgiu a versão da hérnia abdominal quando, na realidade, Machado foi sujeito a outro tipo de cirurgia. O silêncio parece, agora, querer tomar conta do acontecimento.
2. Hospital suspende informações sobre Machado. Em termos de historial, sabe-se que após a "lipo" no Porto, Machado regressou à Madeira, dando entrada na urgência do Hospital com sintomas de sepsis, infecção grave desenvolvida por via sanguínea a partir de outra infecção já existente, resultante de uma pirotonite, ou seja, perfuração do intestino.
3. A Ordem dos Médicos proibiu todos os clínicos de darem qualquer informação sobre a intervenção cirúrgica que terá estado na origem do internamento e coma induzido do treinador de futebol do Nacional Manuel Machado. Manuel Machado foi operado a uma hérnia na zona abdominal no início da semana, numa unidade hospitalar do continente, tendo obtido alta e regressado ao Funchal na passada quarta-feira. Uma segunda versão, avançada por dois jornais diários, indica que Manuel Machado terá sido submetido a uma lipoaspiração que correu mal e da qual teria resultado a perfuração do intestino.
4. Surpresa. É esta a reacção dos cirurgiões plásticos às notícias que avançam que Manuel Machado, treinador do Nacional, está internado há três dias nos cuidados intensivos devido a complicações decorrentes de uma alegada lipoaspiração abdominal. "A lipoaspiração é uma cirurgia cada vez mais recorrente e muito simples. As complicações são invulgares, podem contar-se pelos dedos das mãos as que correm mal", assegura o cirurgião João Anacleto.

A entidade corporativa, Ordem dos Médicos, pode exigir o silêncio dos médicos. A nós e a todos os cidadãos que pugnam pela transparência dos processos é que não nos fazem nenhuma exigência. Era o que faltava!

Post Scriptum: como qualquer cidadão, estamos solidários com o técnico de futebol Manuel Machado e respeitamos integralmente a sua privacidade e direito à assistência adequada.