Sunday, November 15, 2009

Dengue: uma ameaça terrível II

Esta ameaça imensa está à nossa porta: A guerra que as autoridades cabo-verdianas estão a travar para erradicar a dengue pode estar perdida. Segundo o médico e parasitólogo colombiano Edwin Pile, citado ontem pelo jornal local ‘A Semana’, "Cabo Verde corre o risco de ter a dengue como doença endémica", um perigo para a saúde pública.

Há cerca de 100 mil Cabo-Verdeanos a viverem em Portugal, a que se juntam outros tantos de gerações jovens já nascidas em Portugal, mas que mantém contacto permanente com Cabo-Verde.

Não podemos pensar, num mundo global, que o problema do dengue de Cabo-Verde, é dos Cabo-Verdeanos. Vejamos de onde veio o "dengue Cabo-Verdeano": Edwin Pile explica que "o vírus veio do Brasil", país onde a doença matou até Julho 166 pessoas. Trata-se de um tipo de mosquito que sempre esteve associado a epidemias por causa da sua constante e rápida taxa de evolução. "É o que está a acontecer em Cabo Verde, onde a epidemia vai passar para endemia, ou seja, nas próximas temporadas vão surgir casos porque não se vai conseguir, de maneira nenhuma, erradicar a doença", refere o especialista.

Por cá, fala-se da Gripe A.

Post Scriptum: não queremos deixar qualquer mensagem, ainda que subliminar, contra a presença de Cabo-Verdeanos em Portugal. Antes pelo contrário, a sua presença em Portugal tem uma história, e já faz parte de Portugal.