Thursday, July 16, 2009

Portugal contrata médicos uruguaios

Parece que sim. Depois dos médicos espanhóis, brasileiros, e dos países africanos de expressão portuguesa, agora temos: La Administración de Sanidad de la región portuguesa del Algarve va a contratar a médicos uruguayos ante el aumento de turistas en la zona durante el verano, según informó el presidente de la institución, Rui Lourenço.

Ora bem! Mais vale existirem médicos urugaios, do que não existirem nenhuns, é um facto. Triste, mesmo triste, é nós termos este fado da falta de médicos portugueses há décadas, e os governantes do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, pouco ou nada terem feito.

Mas, verdade, verdade, não é isto: "Tenemos que trabajar con los recursos humanos disponibles y faltan médicos en las principales localidades, tanto en el sector privado como en el público", aseguró Lourenço a la prensa portuguesa.

Não é verdade, porque temos a mesma capitação de médicos que a Finlândia, por exemplo, e este país não se queixa de ter falta de médicos.

Porque será, então, que faltam médicos em Portugal? Ou como aquele personagem, "onde está Wally?".

Post Scriptum: não temos nada contra os trabalhadores estrangeiros em Portugal, antes pelo contrário, têm contribuído muito para a riqueza nacional.