Tuesday, May 12, 2009

Hospital da Cruz Vermelha: caso de sucesso?

O Hospital da Cruz Vermelha é uma referência hospitalar há muitos anos. Contudo, passou por alguma degradação de infraestruturas e necessitou mesmo de uma injecção de capital do Estado.

Agora, aparece o seu Presidente da Comissão Executiva a clamar pelos louros: O Hospital da Cruz Vermelha contabilizou em 2008 lucros de 1,5 milhões de euros e investimentos de cerca de 22,3 milhões de euros. E os valores clínicos são estes: No último ano, o hospital registou 12 247 internamentos, realizou 57 561 consultas e 9 357 cirurgias.

Não queremos tirar o mérito à Comissão Executiva do hospital, mas parece-nos que o sucesso que se verifica tem que ver com isto: O aumento da produtividade possibilitou a diminuição das listas de espera dos pacientes provenientes do Sistema Nacional de Saúde e permitiu ao Estado poupar cerca de 20 milhões de euros. E também com isto: em 2008, o Estado solicitou ao Hospital da Cruz Vermelha 1800 cirurgias às cataratas e o hospital realizou mais de três mil.

É que, quando a concorrência nos serviços médico-hospitalares aumenta tanto, os bons resultados devem-se sobretudo a algumas parcerias com o Estado, ou com a ADSE!