Sunday, April 26, 2009

Resultados dos Hospitais EPE 2008

Não nos surpreende que os Hospitais EPE dêem prejuízo. Aliás, já aqui o dissemos que não conseguimos entender que o IPO - Lisboa reporte lucros. Mas, como nada nos espanta no Portugal de hoje, é também sem espanto que lemos isto: Os prejuízos dos 37 hospitais Entidades Públicas Empresariais (EPE) atingiram os 192,7 milhões de euros em 2008, um aumento de 35,6% face ao ano anterior.

Nem nos espanta que o Secretário de Estado com o pelouro das "contas do SNS" diga isto: Na opinião do responsável os números são «normais», uma vez que os hospitais «precisam de tempo» até obterem resultados económicos positivos. «É normal os primeiros anos terem um mau desempenho», justificou Francisco Ramos.

Bem, se andarmos para trás, sabemos que os Hospitais EPE nasceram em 2005. Embora, anteriormente se chamassem Hospitais SA, em 2003. Ou seja, parece que para o Secretário de Estado Francisco Ramos, passados que são 6 anos após a criação dos primeiros hospitais com autonomia de gestão, a contínua degradação de resultados é normal!

Contudo, apesar desta informação pública sobre os resultados negativos de mais de 192 milhões de euros, dos Hospitais EPE, em 2008, no site da Administração Central do Sistema de Saúde, ainda não constam os resultados finais de 2008. Os últimos resultados estão aqui, e referem-se ao 3º trimestre de 2008. No entanto, nessa altura, os prejuízos dos Hospitais EPE eram mais significativos: somavam 214 milhões de euros de prejuízos!

O garrote ao SNS aperta-se, sobretudo com o crescente tsunami financeiro em curso!