Sunday, October 12, 2008

A decadência do Instituto Câmara Pestana

Infelizmente, não é preciso ser visionário ou sequer astrólogo, para perceber o desleixo e incúria de muitas instituições em Portugal, públicas e privadas. Achamos inacreditável, é o grau de irresponsabilidade, com que se olha para a degradação e decadência de muitas instituições. No fundo, há imensas instituições para as quais o cidadão comum olha, e vê que, mais dias, menos dia, o fim está á vista, mas os seus responsáveis entretêm-se a assobiar para o ar, enquanto usufruem das suas regalias.

Vejamos este caso de absoluta irresponsabilidade do Estado português e dos seus funcionários:
  • O Instituto Bacteriológico Câmara Pestana (IBCP) vai fechar as portas dentro de dias e acabar com a agonia dos seus últimos dez anos, em que funcionou praticamente sem actividade, revelou à Lusa o reitor da Universidade de Lisboa.
  • António Nóvoa reconheceu que o instituto, que se encontra num estado avançado de degradação e com a administração da vacina anti-rábica como única actividade, está, "em rigor, extinto".
  • O reitor recordou o IBCP como "um instituto de referência", mas que, "por dificuldades de renovação, foi entrando num processo de algumas dificuldades do ponto de vista do futuro e do seu projecto científico".
  • Em 1998, foi assinado um protocolo entre a UL e a Universidade Nova de Lisboa (UNL), segundo o qual a maior parte dos edifícios do IBCP passam para a UNL, permanecendo com a UL o edifício principal.
  • O reitor da UL revelou que, apesar de o projecto datar de 1998, só há cerca de 15 dias é que a universidade teve "finalmente" uma verba que permitirá a construção do edifício para o novo IBCP e o novo instituto de investigação da Universidade Nova, que funcionará nas actuais instalações do IBCP.
  • Sobre o avançado estado de degradação do IBCP, António Nóvoa disse que a existência de um projecto para um novo instituto inviabilizou qualquer investimento nas instalações actuais.

Só temos pena de Câmara Pestana, que com certeza não tem nada a ver com os irresponsáveis que "gerem" o Instituto com o seu nome, fique associado a esta vergonha.

Post Scriptum: Durante os 10 anos de inactividade do Instituto Câmara Pestana, será que este não teve Presidente, Administração e imensos técnicos a levarem dinheiro para casa?