Thursday, July 31, 2008

São Francisco Xavier

O Bastonário da Ordem dos Médicos decidiu ir visitar um hospital em Lisboa e detectou isto: No dia 15 de Julho, a Ordem dos Médicos fez uma visita surpresa ao hospital são Francisco Xavier e encontrou aquilo que considera «inaceitável».

E o que é que é inaceitável? Parece que isto:
  • acabou por encontrar foi um "hospital tipo Iraque", mercê das obras a que está sujeito desde dia 7 de Julho.
  • Pedro Nunes diz ter-se deparado com uma sala de trauma "atafulhada de gente", quatro macas encostadas umas às outras, sem espaço para os enfermeiros poderem passar e administrar medicação.
  • Havia apenas uma cadeira para os dois ortopedistas de serviço que "tinham que estar sentados à vez", conta o bastonário.
  • Pedro Nunes adianta que a administração do hospital sabia que a unidade ia entrar em período de obras e devia ter acautelado esta situação alugando, por exemplo, contentores com ar condicionado, como aconteceu no Hospital de São João, no Porto.

Não conhecemos todos os hospitais do país. Mas, o retrato feito pelo Senhor Bastonário não deverá ser único. Aliás, na Região de Lisboa, já estivemos em mais do que um hospital, como doentes ou acompanhantes, e encontrámos algo semelhante ao "retrato" do Senhor Bastonário.

Ou a visita teve como objectivo alguma manobra de diversão, ou o Senhor Bastonário andava muito distraído!