Monday, June 09, 2008

A falta de esperança

Todas as pessoas procuram ser felizes. Todas as pessoas procuram um desempenho melhor do que as anteriores gerações. Todas as pessoas tentam sempre alcançar mais. Mas isto, revela uma preocupante visão quanto ao futuro de Portugal:
  • muitos estudantes portugueses que tencionavam inscrever-se este ano nos cursos de Medicina espanhóis, poderão não o conseguir fazer.
  • A inscrição em Espanha passou a ser a 4 de Junho, mas a nota dos exames em Portugal - essencial para a candidatura - só sai a 7 de Julho.
  • A Confap não sabe quantos estudantes portugueses procuram este ano cursos em Espanha, mas Albino Almeida disse ao DN que o "fenómeno está a aumentar" e que muitos jovens estudam castelhano durante o secundário, na antecipação de uma futura matrícula em universidades espanholas. Em algumas regiões, o número de estudantes do secundário que escolheram aprender castelhano duplica anualmente.

Mais do que a busca do "ouro" de um Curso de Medicina, os estudantes e os pais portugueses vivem a completa falta de esperança num país em que se diz que a formação compensa. E é mentira. A formação em Portugal e portuguesa, não compensa.

Depois, é com absoluta tristreza que se assiste à drenagem de recursos humanos (algo que Portugal tem com fartura) para outros países. Pior, os que tentam ir para fora, são os melhores! O que restará por cá?