Monday, May 26, 2008

A concorrência no retalho farmacêutico

Fala-se que no retalho farmacêutico há monopólio, sobretudo devido ao facto de existir a Associação Nacional de Farmácias. Não nos compete dizer se é verdade ou não, que há monopólio no sector. Há uma coisa que não nos agrada como consumidores de medicamentos, que é o facto de não se poderem abrir mais farmácias, este sim é um condicionamento à concorrência.

Mas, vejamos este exemplo de inovação no serviço das farmácias:
  • «Há farmácias que para cativar clientes optam por fazer descontos, nós preferimos melhorar a intervenção farmacêutica na nossa comunidade. Queremos inovar não pelos descontos, mas pelos cuidados que prestamos».
  • As «Farmácias da Boavista» oferecem também um horário prolongado de abertura, distribuído por turnos pelas três farmácias. De segunda a sexta-feira funcionam das 09:00 às 22:00 e aos sábados das 09:00 às 20:00.
  • Três farmácias da zona da Boavista, Porto, iniciam em Junho um «serviço inovador em Portugal» que consiste na oferta de um conjunto de vantagens aos utentes, entre as quais a entrega gratuita de medicamentos ao domicílio.
  • Além da entrega gratuita de medicamentos ao domicílio e no local de trabalho, o projecto prevê o seguimento fármaco-terapêutico dos utentes, nomeadamente de diabéticos, apoio a lares de idosos e outras instituições, através do acompanhamento de um farmacêutico para a administração de unidoses, e a disponibilização de cuidados de enfermagem.

Parabéns a estas farmácias. É preciso mais iniciativas como esta.